quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MESTRE RAMIRO, capoeiraman!


"Ser professor, é mais do que se dar ao trabalho de passar conhecimentos: é buscar no íntimo de cada aluno a vontade e a possibilidade de crescimento. É trazer de dentro para fora as qualidades e dons humanos". (Mestre Ramiro/Mytho Roots)

Mestre Ramiro se tornou um "Ás" da Capoeira inspirado por três mestres: um, do cinema, mestre das Artes Marciais, Bruce Lee, quando assistia as matinês do antigo Cine Brasil, na Avenida Tiradentes; os outros, da Capoeira, o Mestre Caldeiras e Mestre Antonio ao assistir as rodas de Capoeira na Feira do Malhado quando ele, Ramiro, vendia água gelada em saquinho de geladinho aos oito anos de idade.

Desejoso de aprender o gingado e a luta, levou a prática para a porta de casa onde se reunia com os capoeiristas da época: Pindoba, Cabelo, Daverdura, 43, Chico Capoeira, Aloísio de Mola, Taxeiro e Galdino, sempre buscando valorizar a capoeira dentro do meio social. "Hoje eu vejo que já não existe preconceito racial e sim social", afirma o Mestre.



Teve como Mestres: Aloisio Francisco (Mestre de Mola ou Aloísio de Mola), Mestre Polar, Mestre Kléber e Mestre Barreto. Orientado pelo Mestre Geni do grupo Zambiacongo de Salvador, participou de vários encontros regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Foi membro da Liga Andreense de Capoeira, em Santo André, São Paulo; fez parte da formatura de Mestre Moenda com Mestre Vermelho; atuou em várias do Mercado Modelo, em Salvador, com Mestre Americano, Cacau, Índio, King Kong e Jairo.

Mestre Ramiro formou os mestres: Oleoso, Genilson Negão, Ninja, Zé Carlos, Gregório, Jamilton, Neves, Clara, Luana, André, Carlinhos e Iam.

Ramiro com Mestre Genilson e Mestre Barreto à Direita

Atualmente organiza o Pró-Capoeira e é parceiro do Capoeiruna, em Una, do Encontro Internacional de Capoeira Cordão de Ouro e fundador do Grupo de Capoeira Camarada Camaradinha, criado em 1985, onde também ministra aulas para crianças, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário