quinta-feira, 11 de agosto de 2011

NÔ OLIVEIRA, o mestre da cerâmica

Se perguntarem a você quem é Claudionor Oliveira da Gama Filho, ninguém vai saber responder. Mas, se disserem você conhece Nô Oliveira? Quem? O artista plástico? O homem que faz milagre com cerâmica? Muitos saberão dizer ou identificar.

Nô nasceu em Ilhéus. Seu mestre foi Guilherme Thorbila, na Casa dos Artistas, no início dos anos 90. Além de artesão e músico, participou das gravações da novela Renascer, como dublê do ator Jackson Costa, da Rede Globo, em 1993; Esteve também no Boi Mega de Artes Plásticas na Ilha de Boi Peba, em Valença; no Salão Brasileiro de Artes Plásticas, em Vitória da Conquista, nos anos de 1994 e 1995.


Sua primeira exposição profissional se deu na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus; anos depois ajudou a celebrar o Portal das Artes e dirigiu outras exposições. Sua técnica perpassa pelo "auto-relevo decorativo", usando materiais como argila, cimento e ferro. Em 1995, confeccionou a estátua de Yemanjá, para a gruta do Morro de Pernambuco; fez também outra escultura, desta vez com seis metros de altura, na praia de Batuba, em Olivença; já retratou personalidades como Jorge Amado, Antonio Fagundes, Lima Duarte, John Lennon, Airton Sena e Luiz Gonzaga.

Nô Oliveira é um artista nato. Um caçador de imagens, com projetos a mil! Pretende criar um sítio com imagens gigantes, de santos e personalidades. Nô é o mestre da cerâmica.