sexta-feira, 20 de maio de 2011

AS CORES E O TOM DE JANE

A artista em seu atelier

Uma explosão de cores. Os traços são primitivos e a fantasia se espalha. As telas de Jane Hilda são, antes de tudo, a expressão de seu espírito.  Autodidata, usa cores fortes, vibrantes, plenas e estilo figurativo. Ela garante: “Não tenho nenhum compromisso de copiar a realidade. Uso  simbolismos e aspectos surreais”.  Avalia ainda que  “a linguagem da pintura inclui: o ponto, a linha, o volume, a sombra/luz,a superfície, a cor”. Para ela, “inspiração, cores e formas são ingredientes sem os quais nenhum artista conseguiria produzir”. Jane Hilda prepara exposição para julho próximo em Terras Grapiúnas.
A trajetória de Jane Hilda tem início em 1991, pintava em preto e branco. Os trabalhos foram  incluídos  na mostra coletiva “Janelas Abertas”, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, daquele ano.   Ela garante: “a ausência da cor é, analogicamente, o mesmo que o silêncio; e o silêncio é algo muito alto, se visto dentro de uma perspectiva espiritual.  As cores, entretanto,  são como o som, como a música, invadem a alma,fazem festa no coração”.
Em 2000 pinta as primeiras telas da série “Jardim das Flores”, expostas na Casa dos Artistas de Ilhéus. Ela comenta: ”Quando começamos a pintar, vemos o mundo de uma forma diferente, olhamos as matas e enxergamos todas as matizes de verde que estão lá; todas as imagens chegam mais próximas, até os traços humanos ficam mais delineados. A percepção se aguça” .
Entre períodos de intensa atividade artística e de afazeres completamente díspares, como encarar a carreira jurídica e se tornar professora concursada da UESC, tintas, telas e inspiração ficaram guardados. Nova explosão ocorre agora, em 2011: “retomei a série Jardim das Flores. Sabia que teria de concluí-la. São flores e mais flores. As flores da minha imaginação, jardins noturnos ou diurnos, mas que agora trazem outros elementos:  a  lua,  as estrelas, o  sol, água e mata, com sua simbologia espiritual. Desta vez, retomei numa energia que sinaliza continuidade”.
Contatos com a artista podem ser feitos pelo email jhildabadaro@hotmail.com
Fonte: Paulo Mourão, Jornalista e músico.