segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PAWLO CIDADE, "MULTIMÍDIA"

Pawlo Cidade no lançamento do livro "Como transformar a cultura em um bom negócio"

Em agosto de 2000, ao receber o Prêmio Jorge Amado de Cultura e Arte, o apresentador chamou ao palco o "irrequieto, criativo e multimídia" Pawlo Cidade. Irrequieto e criativo, tudo certo. Multimídia, foi mais que elogio. Mas o fato é que PC sempre esteve à frente de vários projetos culturais assumindo a função, ora de produtor, ora de diretor, ora de ator, ora de autor ou tudo ao mesmo tempo. Daí o "multimídia", ou seja, a capacidade de atuar, com esmero e criatividade em vários campos artístico-culturais. 

Pawlo Cidade é ilheense, pedagogo, especialista em Educação Ambiental, diretor e autor de teatro, com mais de 30 espetáculos montados. Dentre eles, destaque para "Cangaço", "Capitães do Morro", "O Mímico" e "Partida". É autor de 13 livros, entre eles "A Casa de Santinha", "Mistério na Lama Negra", "O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim", "O Santo de Mármore", "O Caminho de Volta", "Como Transformar a Cultura em um bom Negócio".

Pawlo Cidade discurssando na posse dos conselheiros estaduais de cultura, novembro/2014

Fez estudos aprofundados em Gestão e Projetos Culturais, pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Ministério da Cultura, entre os anos de 2009 a 2012. Foi Coordenador Cultural e Diretor da Divisão Cultural da Fundação Cultural de Ilhéus, 2008 a 2012; Presidente do Fórum de Agentes e Empreendedores Culturais do Litoral Sul; presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia; presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus; membro da Academia de Letras de Ilhéus, ocupando a cadeira nº 13, que antes pertencera à Zélia Gattai e Jorge Amado; foi professor de Produção Cultural e Sistemas Municipais de Cultura do Curso de Gestão Cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz; atualmente é membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, eleito na V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, em Camaçari, para o quadriênio de 2015-2018; mais informações no blog pessoal: www.pawlocidade.blogspot.com