sábado, 7 de maio de 2011

MAKTUB, o grupo das performances


O grupo Maktub Performances nasceu no verão de 2002, sob o comando de Fábio Nascimento, em parceria com a atriz Maria Cândida. Dois anos depois, Fábio escreveu um projeto batizado de "Ilheenses Amados" para ser apresentado no Centro Cultural Bataclan - na época dirigido por Pawlo Cidade. O Projeto apresentava a peça: "Histórias de Cabaré", escrita e dirigida pelo próprio Fábio.

A ideia central do espetáculo era dar vida aos personagens de Jorge Amado, sobretudo dos livros "Gabriela, Cravo e Canela", "Tiêta", "Terras do Sem Fim" e "São Jorge dos Ilhéus", através de performances teatrais. A proposta foi bem sucedida e até hoje o Maktub - que agora é Ong Cultural Maktub Performances - desenvolve seu trabalho em diversos lugares da região e do Brasil.

Em seguida veio a peça: “Das Matas ao Progresso” que estreiou em São Paulo, no 2º Salão de Turismo, em 2006. Depois, a Funceb - através do Calendário de Apoio a Projetos, financiou a proposta para ser apresentada em outros espaços culturais e nos distritos de Ilhéus.

Recentemente está com o espetáculo: “Homens, Ajudam Homens?” que também foi apresentada em São Paulo. Diversas atrizes e atores já passaram pelo Maktub. Entre elas, Cris Queiroz, Elane Nascimento, Nara Francine, Fabíola Hala.

Fábio Nascimento é estudante de comunicação da Uesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário